Pular para o conteúdo principal

LAGOA DE DENTRO: CIDADE DO INTERIOR DA PARAÍBA CRIA MOEDA PRÓPRIA

Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro, o Projeto Ações Integradas em Economia Solidária, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Governo da Paraíba, a Incubadora de Empreendimento solidários da Universidade Federal da Paraíba e o Conselho Gestor do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro, realizaram no dia 15 de janeiro de 2016, durante a festa do Padroeiro da Cidade de Lagoa de Dentro (São Sebastião), o LANÇAMENTO DA MOEDA SOCIAL TINTIM.

O Evento de Lançamento da Moeda acontece no palco montado pela Prefeitura Municipal de Lagoa de Dentro na Rua do Comércio para as apresentações culturais da Festa do Padroeiro, avenida principal da cidade em frente às futuras instalações do Banco Comunitário Lagoa, onde também funciona a Rádio Comunitária Lagoa FM e a ADURLD que é a Entidade Gestora do BCDL.

O lançamento teve as falas e a participação de Agnaldo Silva Presidente da ADURLD que lançou oficialmente a Moeda TINTIM, mostrando a construção histórica de cada Moeda Social, em seguida houve a fala do Coordenador da INCUBES-UFPB Daniel Pereira que ressaltou a participação do Projeto PAIES na construção do banco comunitário e da moeda social da cidade e por ultimo para encerrar de forma muito especial o inicio da circulação do TINTIM em Lagoa de Dentro houve a fala de Monsenhor André Pároco local que recebeu uma moeda de TINTIM e abençoou o inicio da circulação na cidade, falando da importância de fortalecer a Economia Solidária através da Moeda em Lagoa de Dentro.

Durante a Festa do Padroeiro ainda houve a realização da  Feira de Economia Solidáriado Munícipio de Lagoa de Dentro, onde os comerciantes participantes usaram para compra e venda a Moeda Social TINTIM, além das barracas montadas para a quermesse da Igreja Católica que também estavam aceitando a moeda.

Banco Comunitário Lagoa será inaugurado no dia 20 de fevereiro de 2016, durante uma secção na Câmara de Vereadores da Lagoa de Dentro e transmissão ao vivo na WEB Rádio Comunitária Lagoa FM. Mas a Moeda Social TINTIM já está em circulação no Município e inicia as ações fortalecimento da economia local.

Para Daniel Pereira Coordenador da INCUBES-UFPB “Este momento foi de extrema importância para as finanças solidárias na Paraíba, pois essa é a primeira moeda social do interior do Estado e que vai atuar em todo o Município. Esse é o 4º banco comunitário e o que pela primeira vez terá a condição de atuar com todas as áreas da economia, acreditamos no potencial de Lagoa de Dentro e agora vamos continuar quanto Incubadora assessorando o BCDL para que cada dia possa aumentar ação de economia solidária e finanças solidárias neste município”.
                                                                Com informações da INCUBES/UFPB e ADURLD 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANCO COMUNITÁRIO DE LAGOA DE DENTRO PARTICIPA DO 2° CURSO DE CERTIFICAÇÃO PARA CORRESPONDENTE BANCÁRIO DA CAIXA, EM UNIVERSIDADE DA BAHIA.

A Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro (ADURLD), através do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro (BANCO LAGOA), esteve participando entre os dias 16 e 18 de Agosto de 2017 do encontro de avaliação do projeto rede BCD’S e do 2º curso de certificação para correspondente bancário da Caixa Econômica para bancos comunitários.  Imagem: Banner do Evento Fonte: Arquivo ITES-UFBA O evento aconteceu nas instalações da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, localizada no Bairro do Canela em Salvador-BA. Imagem: Agente de Crédito Flávio Gomes do BCDJB apresentando a Rede Paraibana de Bancos Fonte: Arquivo do BCDJB O BCD Lagoa estava sendo representando por Joelson Soares , membro da coordenação do Banco Lagoa, e estudante do curso de Administração da UFPB. Imagem: Membros da Rede Paraibana de BCD's Fonte: Arquivo do BCDJB A rede paraibana de BCD’S também esteve presente com os demais bancos comunitá

REDE PARAIBANA DE BCDs PARTICIPA DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA CRIAÇÃO DE FÓRUM DE ECOSOL DO BREJO PARAIBANO

O Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro representante da Rede Paraibana de Bancos comunitários esteve na última terça-feira dia 10 de abril de 18 da  REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA CRIAÇÃO DO FÓRUM DO BREJO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA . Foto: Reunião de planejamento para criação do Fórum de ECOSOL do Brejo Fonte: Arquivo ADURLD A reunião foi realizada no Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários do IFPB (NUCAES), Campus de Guarabira. Está reunião foi fruto do INTEGRASOL, que reuniu dezenas de empreendimentos e organizações de apoio e gestão da reunião para discutir a economia solidária na região. O Banco Comunitário Lagoa esteve na reunião representando a  Rede Paraibana de Bancos Comunitários, a reunião também contou com a participação de M arcondes Alexandre, colaborador do NUCAES,  Romulo Amorim e Tatiana Losano ambos do IFPB, Rosângela Silva do SEDUP, Agnaldo Vasconcelos da Rede de Bcds e ainda representantes d e outras organizações como o Serviço de E

LAGOA DE DENTRO SEDIA CURSO ESTADUAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS COM O TEMA: BANCOS COMUNITÁRIOS E A MUDANÇA FINANCEIRA

Na última semana foi realizado em Lagoa de Dentro no brejo paraibano, o primeiro curso de finanças solidárias da Paraíba. Evento esse que faz parte do mês da economia solidária no estado, realizado pelo Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba (SESAES-PB). Foto: Mesa de abertura do evento Fonte: Arquivo Adurld O curso teve como objetivo proporcionar aos bancos comunitários participantes do projeto um debate ainda maior sobre a temática da economia solidárias, finanças solidárias e os bancos comunitários. Na oportunidade, foi criada a rede paraibana de bancos comunitários, que conta com quatros bancos comunitário da Paraíba: Banco Lagoa; (Lagoa de Dentro), Banco Jardim Botânico; (João Pessoa), e Banco Maringá da cidade de Pombal. O event