Pular para o conteúdo principal

BANCOS COMUNITÁRIOS CRIAM REDE PARAIBANA

O Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC) através do Banco Comunitário Jardim Botânico, a Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro (ADURLD), através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Lagoa e o Centro Margarida Pereira da Silva (CEMAR), através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Maringá, criaram a REDE PARAIBANA DE BANCOS COMUNITÁRIOS.

Foto: Criação da Rede Paraibana de Banco Comunitários
Fonte: Arquivo da INCUBES

Os bancos comunitários que estiveram reunidos entre os dias 17 e 18 na Cidade de Lagoa de Dentro, participando do Curso Estadual de Finanças Solidárias realizado pela INCUBES-UFPB e SESAES-PB através do Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), aproveitaram este momento para sentar e discutir o rumo do movimento no Estado.

Foto: BCD Jardim Botânico, BCD Maringá e BCD Lagoa
Fonte: Arquivo da INCUBES

Durante o curso, que contou com mesas de debate e várias discussões sobre a ação dos bancos comunitários os representantes dos BCDs se reuniram e de forma auto gestionária resolveram criar a rede estadual dos bancos comunitários.

Foto: BCD Jardim Botânico, BCD Maringá e BCD Lagoa
Fonte: Arquivo da INCUBES

A reunião ocorreu no dia 16 no período da noite onde foram debatidas as estratégias modelo de constituição da rede, como seria a logo da mesma, além de construção da Carta de Criação da Rede.

Foto: Definição de criação da Rede de BCDs da Paraíba
Fonte: Arquivo da INCUBES

No dia 17 no período da manhã, houve a leitura da CARTA DE LAGOA DE DENTRO, que criou a rede e trazia em seu corpo um pouco do cenário atual da economia solidária.

Foto: Leitura da CARTA DE LAGOA DE DENTRO
Fonte: Arquivo da INCUBES


Para Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC “Está é mais uma etapa de nossa história como bancos comunitários, agora não somos apenas nós, na comunidade São Rafael, estamos do litoral ao sertão e juntos iremos estimular novas construções de finanças por essa Paraíba a fora”.

As fotos da criação da rede paraibana podem ser vistas na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHskK2zXV9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANCO COMUNITÁRIO DE LAGOA DE DENTRO INAUGURA SUA SEDE NESTE DIA 02 DE ABRIL

Foto: Faixa de Inauguração do BCDL Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB A  Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro, o Projeto Ações Integradas em Economia Solidária, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Governo da Paraíba, a Incubadora de Empreendimento solidários da Universidade Federal da Paraíba e o Conselho Gestor do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro , realizaram no dia 02 de Abril de 2016, da inauguração da sede do banco comunitário lagoa.    Foto: Apresentação do processo de implantação do BCDL pela INCUBES Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB O Evento de inauguração do BCDL aconteceu inicialmente em uma solenidade na Câmara de Vereadores do Município. A secção contou com participação de varias lideranças do município, além de representantes do governo municipal, estadual e Universidade Federal da Paraíba, além de representantes do Conselho Gestor do Banco e da Associação Brasileira de ...

BANCO COMUNITÁRIO PROMOVE FORMAÇÃO EM ECOSOL À DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LAGOA DE DENTRO.

Na última quinta-feira (07), o Banco comunitário de Lagoa de Dentro (BCD/LAGOA), promoveu uma reunião de formação à diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais de Lagoa de Dentro: O STAPRAF/LD. O objetivo da reunião foi para apresentar as propostas do Banco Comunitário aos mesmos, com o intuito de que essas informações sejam repassadas aos demais sindicalizados. FOTO: Jobson Soares FONTE: Arquivo ADURLD   A reunião foi apresentada pelo coordenador do banco comunitário, Agnaldo de Vasconcelos Silva. Esteve presente o presidente do STR, Everaldo Tavares, além de boa parte da diretoria do sindicato. Membros do conselho gestor do banco, e também o agente de crédito Jandielson Paulo, onde o mesmo é responsável pelo atendimento do banco. Agnaldo ressaltou ainda que essas formações irão ocorrer em demais entidades do nosso município, a exemplo das escolas e associações rurais. Lembrou ainda que o banco comunitário esta a disposição da população e também de outros setores da ...