Pular para o conteúdo principal

LAGOA DE DENTRO SEDIA CURSO ESTADUAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS COM O TEMA: BANCOS COMUNITÁRIOS E A MUDANÇA FINANCEIRA



Na última semana foi realizado em Lagoa de Dentro no brejo paraibano, o primeiro curso de finanças solidárias da Paraíba. Evento esse que faz parte do mês da economia solidária no estado, realizado pelo Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba (SESAES-PB).
Foto: Mesa de abertura do evento
Fonte: Arquivo Adurld

O curso teve como objetivo proporcionar aos bancos comunitários participantes do projeto um debate ainda maior sobre a temática da economia solidárias, finanças solidárias e os bancos comunitários.

Na oportunidade, foi criada a rede paraibana de bancos comunitários, que conta com quatros bancos comunitário da Paraíba: Banco Lagoa; (Lagoa de Dentro), Banco Jardim Botânico; (João Pessoa), e Banco Maringá da cidade de Pombal.
O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o prefeito da cidade, Fabiano Pedro, que falou da importância da moeda social para município, e de que futuramente a prefeitura passaria a apoiar o projeto de outras maneiras. Além da vereadora Neta de Ciano, que participou da mesa de abertura representando o legislativo. Também esteve presente membros de vários bancos comunitários espalhados pelo estado da Paraíba, a exemplo do Banco Comunitário Maringá da cidade de Pombal e do banco Jardim botânico da cidade de João Pessoa, além de alunos do IFPB, e de comerciantes locais.

No primeiro dia de evento teve inicio com uma analise da atual conjuntura política, que contou com a fala de dois professores, ambos do segmento da economia Solidária no Estado. O professor de Filosofia da UFPB, Cícero Pedrosa e da Professora da UFRN, Rosangela Alves, que discorreram sobre a importância da economia solidária para o estado, e como a autogestão pode beneficiar toda uma família, falaram ainda das atuais dificuldades encontrada pelo projeto para conseguir recursos do governo Federal.
Foto: Momento Final do curso
Fonte: Arquivo ADURLD 

Logo mais a tarde houve um momento de muita importância para o ramo da economia solidária, foi à criação da rede paraibana de bancos comunitários, leu-se a carta de Lagoa de Dentro assinada pelos três bancos comunitários que estiveram presente no evento, formalizando assim a criação da Rede Paraibana de Bancos Comunitários. Momento esse de suma importância para o segmento, afirmou Agnaldo Vasconcelos, coordenador do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro. Vale lembrar que a cidade de Lagoa de Dentro desde o ano passado faz parte do mês da economia solidária do governo do Estado.
Foto: Feira de Economia Solidária
Fonte: Arquivo Adulrd 

O evento culminou a com a Feira de Economia Solidária Arte e Cultura de Lagoa de Dentro, que chegou ao primeiro ano de realização. A feira acontece sempre no primeiro sábado de cada mês no calçadão da Lagoa Francisco Soares, em Lagoa de Dentro.

Por Jobson Soares 
Extensionista
 da INCUBES/UFPB 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANCO COMUNITÁRIO DE LAGOA DE DENTRO INAUGURA SUA SEDE NESTE DIA 02 DE ABRIL

Foto: Faixa de Inauguração do BCDL Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB A  Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro, o Projeto Ações Integradas em Economia Solidária, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Governo da Paraíba, a Incubadora de Empreendimento solidários da Universidade Federal da Paraíba e o Conselho Gestor do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro , realizaram no dia 02 de Abril de 2016, da inauguração da sede do banco comunitário lagoa.    Foto: Apresentação do processo de implantação do BCDL pela INCUBES Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB O Evento de inauguração do BCDL aconteceu inicialmente em uma solenidade na Câmara de Vereadores do Município. A secção contou com participação de varias lideranças do município, além de representantes do governo municipal, estadual e Universidade Federal da Paraíba, além de representantes do Conselho Gestor do Banco e da Associação Brasileira de ...

BANCOS COMUNITÁRIOS CRIAM REDE PARAIBANA

O Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC) através do Banco Comunitário Jardim Botânico, a Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro (ADURLD), através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Lagoa e o Centro Margarida Pereira da Silva (CEMAR), através do Banco Comunitário de Desenvolvimento Maringá, criaram a  REDE PARAIBANA DE BANCOS COMUNITÁRIOS . Foto: Criação da Rede Paraibana de Banco Comunitários Fonte: Arquivo da INCUBES Os bancos comunitários que estiveram reunidos entre os dias 17 e 18 na Cidade de Lagoa de Dentro, participando do Curso Estadual de Finanças Solidárias realizado pela INCUBES-UFPB e SESAES-PB através do Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), aproveitaram este momento para sentar e discutir o rumo do movimento no Estado. Foto: BCD Jardim Botânico, BCD Maringá e BCD Lagoa Fonte: Arquivo da INCUBES Durante o curso, que contou com mesas de debate e várias discussões sobre a ação dos bancos comuni...

BANCO COMUNITÁRIO PROMOVE FORMAÇÃO EM ECOSOL À DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LAGOA DE DENTRO.

Na última quinta-feira (07), o Banco comunitário de Lagoa de Dentro (BCD/LAGOA), promoveu uma reunião de formação à diretoria do sindicato dos trabalhadores rurais de Lagoa de Dentro: O STAPRAF/LD. O objetivo da reunião foi para apresentar as propostas do Banco Comunitário aos mesmos, com o intuito de que essas informações sejam repassadas aos demais sindicalizados. FOTO: Jobson Soares FONTE: Arquivo ADURLD   A reunião foi apresentada pelo coordenador do banco comunitário, Agnaldo de Vasconcelos Silva. Esteve presente o presidente do STR, Everaldo Tavares, além de boa parte da diretoria do sindicato. Membros do conselho gestor do banco, e também o agente de crédito Jandielson Paulo, onde o mesmo é responsável pelo atendimento do banco. Agnaldo ressaltou ainda que essas formações irão ocorrer em demais entidades do nosso município, a exemplo das escolas e associações rurais. Lembrou ainda que o banco comunitário esta a disposição da população e também de outros setores da ...